As refeições que deve fazer no fim de semana para não destruir a dieta

Criámos uma espécie de plano alimentar para que não tenha de se preocupar com nada. A única coisa que precisa de fazer é cozinhar.


Não queremos que lhe falte nada.

Snacks preparados no domingo para comer na semana seguinte, pequenos-almoços programados e ideias de infusões para todos os dias. Este é o cenário de uma pessoa saudável de segunda a sexta-feira. Porém, a vontade, por vezes, é de descarrilar.
Gelados, hambúrgueres, fatias de pizza a triplicar e todas as asneiras e mais algumas que for possível com aquilo que temos em casa e fora dela. Até pode não ser uma prática semanal mas, muito provavelmente, já o fez.
A boa notícia é que o fim de semana não tem de ser sinónimo de comer mal e deixar de lado uma alimentação saudável. “Até podemos variar e sair um pouco da rotina, mas isso não significa sair totalmente da linha”
A pensar nisso, com a ajuda da especialista em nutrição, decidimos criar uma espécie de plano alimentar para que não tenha de se preocupar com nada. No fundo, damos-lhe sugestões para comer desde que acorda até ir dormir, tanto para sábado como para domingo.
A única coisa que precisa de fazer é toma nota dos ingredientes, ir às compras e gastar um pouco de tempo na cozinha. Na segunda-feira seguinte, quando desafiar a balança, ela não vai ficar a rir-se de si.

Sugestões para sábado

Deve tentar começar o dia como novos alimentos. Variar faz bem e pode ser a motivação extra de que precisa para continuar saudável durante o fim de semana.
— Pequeno-almoço: ovos mexidos/cozidos e uma fatia de pão integral, legumes ou fruta; ou papa de abacate ou papas de aveia;
— Almoço: sopa de legumes e almôndegas de peru com arroz basmati e legumes estufados;
— Lanche: flocos de aveia, um iogurte natural e uma peça de fruta (também pode ser em papas de aveia. por exemplo);
— Jantar: salmão no forno com batata-doce e uma mistura de legumes no forno — pode juntar abóbora, cenoura, courgette, alho francês e pimento. Só tem de colocar um pouco de azeite por cima e colocar no forno.

Salmão calha sempre bem.

Sugestões para domingo

Para o dia seguinte, também temos opções para todas as alturas do dia. Tome nota.
— Pequeno-almoço: panquecas, queijo fresco e uma peça de fruta. Pode aproveitar para experimentar e para fazer em grandes quantidades para durante a semana seguinte;
— Almoço: Sopa de legumes e lasanha de vegetais. Ou seja, em vez de colocar a massa típica da lasanha, pode optar por uma camada de legumes, como beringela e carne picada;
— Lanche: bolo de caneca ou queques — a prova de que pode sr saudável e comer coisas doces.
— Jantar: se não tiver paciência para fazer jantar simplesmente porque é domingo, a sugestão da nutricionista é ir buscar um frango de churrasco. Pode preparar o arroz ou batata-doce em casa e ter ainda alguns legumes em cima da mesa. Ou , se tiver restos em de outros dias, aproveite para os terminar. “Por exemplo, se sobrou salmão, pode optar por fazer uma omelete com salmão desfiado. O mesmo se aplica para qualquer tipo de carne ou peixe que tenha em casa. Passar o domingo sem jantar não é opção”, aconselha Maria Gama.

Para o pequeno-almoço.
São opções simples, que não demoram muito tempo a preparar e que garantem que passa um fim de semana sem fome mas, ao mesmo tempo, saudável.

FONTE NIT

Comentários