L-Carnitine

 1. L Carnitina: O que é, para que serve, como tomar?

O que é?

A L Carnitina pertence à categoria alimentar das vitaminas, podendo ser enquadrada como Vitamina B. Esta substância, é produzida naturalmente pelo nosso fígado e rins, a partir de Lisina e Metionina

A principal função da L Carnitina é ajudar o corpo a transportar gordura para dentro das mitocôndrias. Consequentemente, após a gordura transportada lá chegar, esta é oxidada e transformada em energia.

A partir deste breve preâmbulo já conseguimos compreender a importância desta substância para o treino de musculação, pois trata-se de um excelente veículo para nos fornecer energia que tanto precisamos.



Funções

Podemos assim, começar por sintetizar uma das principais funções da L Carnitina: produção de energia, devido ao processo de libertação de aminoácidos “gordos”. Passando a explicar:

A L-Carnitina está essencialmente concentrada em tecidos que utilizem a gordura como uma fonte energética, tais como os músculos esqueléticos e cardíacos, funcionando como uma ponte para os ácidos gordos de cadeia longa dos alimentos, ao transportá-los para as mitocôndrias.

Este processo permite a metabolização dos ácidos gordos, e assim utilizá-los como uma fonte de energia.

Perda de peso:

Devido o processo metabólico que explicamos anteriormente. De forma mais simplista, a L Carnitina ajuda-nos a perder peso pois ao promover a libertação de aminoácidos gordos, utilizando-os como fonte energética, impede que estes sejam armazenados pelo nosso corpo, sob a forma de gordura.

Além disso, mais energia durante o treino equivale a uma melhor performance, logo, caso seja caso disso, maior intensidade, que se traduzirá, caso se realize um treino aeróbio, em perda de peso.

Melhorar a performance no treino:

Aumento da performance devido ao uso de L-Carnitina baseiam-se na sua capacidade de aumentar o metabolismo das células de gordura, o que aumenta a energia.

Como tomar L Carnitina?

Por fim, em relação a como deve ser tomada, oferece dizer que a  dose diária recomendada de L-Carnitina está entre as 2-3g, divididas entre duas a três tomas.

Pode ser tomada em diferentes alturas do dia, sendo o mais usual entre refeições. Usada como pré-treino, cerca de 30 a 60 minutos antes de treinar, é uma boa opção também.

FONTE: NIT

Comentários