TREINO INTERVALADO: O QUE É E QUAIS AS VANTAGENS?


Esqueça as horas intermináveis na passadeira ou na bicicleta. O treino intervalado é a solução ideal para quem quer queimar calorias e tonificar o corpo em pouco tempo. E nem sequer precisa de ir ao ginásio.
Ocupa o terceiro lugar do top 10 das tendências de fitness para 2016 do American College of Sports Medicine e chama-se High Intense Interval Training (HIIT) ou simplesmente treino intervalado de alta intensidade. Trata-se, como o próprio nome sugere, de um treino de alta intensidade de curta duração que permite obter resultados mais eficazes num curto período de tempo do que um treino tradicional.
Os treinos duram, geralmente, 20 a 30 minutos, embora possam ter uma duração inferior. Por exemplo, é possível fazer um treino intervalado de 7 minutos. No entanto, há um senão… 20 minutos é o tempo mínimo recomendado de treino para obter resultados eficazes.

INTENSIDADE É O SEGREDO

O HIIT é uma combinação de períodos de atividade intensa com curtos períodos de recuperação.
Os treinos são compostos por várias sequências de exercícios que permitem trabalhar todas as partes do corpo. Agachamentos, flexões, pranchas, burpees são alguns dos exercícios que podem fazer parte deste tipo de treino.
Por norma, o HIIT inclui várias séries de exercícios com uma duração pré-estabelecida (exemplo: 30s cada série), durante as quais deve repetir o maior número de vezes que conseguir cada exercício. Entre as transições de cada exercício há sempre breves períodos de descanso para recuperar e fôlego (exemplo: 20s).
Ideal para quem tem pouco tempo ou não gosta de ir ao ginásio, mas não quer deixar de estar em boa forma, o segredo do treino intervalado reside na velocidade e na intensidade com que são feitos os exercícios. Quanto mais rápido realizar os exercícios, mais rápidos e eficazes serão os resultados.

QUAIS AS VANTAGENS?

USE DA MODERAÇÃO

Apesar dos vários benefícios do treino intervalado e deste poder ser adaptado a cada praticante, é importante que tenha alguns cuidados antes de incluí-lo no seu programa de treino.
Devido à alta intensidade e às elevadas cargas de treino, é importante que conheça os seus limites e tenha uma boa capacidade cardiovascular. Por esse motivo, antes de iniciar qualquer programa de treino, é aconselhável que consulte o seu médico assistente e faça uma prova de esforço.
O tempo de recuperação e percentagens de frequência cardíaca máxima podem ser ajustados em função do nível de condição física de cada um, pelo que recomenda-se também o uso de um medidor da frequência cardíaca. Desta forma poderá ajustar a sua intensidade de treino de modo a alcançar os objetivos que definiu.

Fonte: Vida Ativa

Comentários