Dieta da Batata Doce

Na dieta da batata doce pode perder 4 quilos em 2 semanas — e é seguro

Ao contrário de outras dietas, esta mistura alimentos importantes para o organismo e recomenda a prática de exercício físico.

Afinal, existem dietas seguras.
O mundo das dietas é como nos filmes, há sempre bons e maus. Lembra-se da dieta da maçã, em que no primeiro dia não podia comer mais nada sem ser essa fruta? Pois, esse é um exemplo de um vilão. Contudo, também existem dietas seguras que promovem uma alimentação equilibrada, como a dieta da batata doce. A promessa é uma perda de quatro quilos em duas semanas.
“A batata doce é rica em fibra, nas vitaminas A, B6, C e E, potássio e é fonte de hidratos de carbono complexos. Tem um índice glicémico mais baixo do que a batata branca, o que faz com que consiga manter os níveis de açúcar no sangue estáveis durante mais tempo e ainda nos ajuda a ter menos fome ao longo do dia”, explica à NiT a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, autora do blogue “Manias de Uma Dietista“.
Como se não bastasse, não promove a acumulação de gordura, previne o aparecimento de diabetes, melhora a função cerebral, a visão, o rendimento e ainda performance física.
Mas atenção, apesar de todos os benefícios, não deve abusar no seu consumo. Segundo a especialista, cerca de 50 gramas de batata doce por dia é o ideal para tirarmos todos os benefícios deste alimentos sem ganharmos uns quilos a mais. Ou seja, é o equivalente a uma batata doce pequena ou cerca de quatro a seis rodelas. Se seguir esta regra, pode perder peso.
“Também é indicada para comer antes e depois do treino, para fornecer energia e repor o glicogénio muscular”, acrescenta.

Mas, afinal, o que se tem de fazer nesta dieta?

Primeiro, é importante perceber que se trata de uma dieta hipocalórica (pobre em calorias). Num dia de refeições, só ingere a batata doce às refeições. Os restantes alimentos servem de complemento à dieta, uma vez que também são pobres em calorias mas ricos em nutrientes importantes para o organismo.

Pode comer em forma de chips.

É assim um dia de refeições

No total, esta dieta recomenda seis refeições diárias. Tome nota de um exemplo de um dia de refeições.
— Pequeno-almoço: um iogurte não açucarado, uma colher de sopa de granola e três morangos ou um ovo e duas claras com uma fatia de melão e chá sem açúcar;
— Meio da manhã: uma peça de fruta ou quatro nozes;
— Almoço: salada de folhas verdes à vontade temperada com azeite e vinagre com um peito de frango grelhado e 50 gramas de batata doce;
— Lanche: um iogurte não açucarado, uma colher de chá de chia e um morango ou uma tigela de morangos com uma chávena de sementes de girassol;
— Jantar: salada de folhas verde à vontade temperada com azeite e vinagre com uma posta de peixe e uma cenoura.
— Ceia: meio abacate ou uma pera.

Não vai passar fome.

É uma dieta segura?

Faz várias refeições ao longo dia, não há restrições alimentares e ainda se recomenda a prática de exercício físico. No fundo, sugere tudo o que é necessário para um dia a dia saudável e equilibrado. Por isso, pode ser uma boa opção para emagrecer.
Para não se fartar de batata doce, pode variar entre a versão roxa, laranja e amarela. Além disso, “pode comer de diferentes formas para não se fartar, como assada, cozida, em puré, sob a forma de chips ou colocando na sopa”, sugere a nutricionista.
FONTE NIT

Comentários